Começar um negócio próprio está em 3º lugar entre os principais sonhos dos brasileiros, portanto, este é um assunto muito importante para o momento que estamos vivendo.
A melhor forma de começar a empreender é através de uma microempresa (ME) ou sendo um Micro Empreendedor Individual (MEI).
Neste blog falamos principalmente de negócios da educação, mas independente da área, estes passos irão ajudar você. :-)
Números importantes sobre o setor de microempresas no Brasil:
99% das empresas do Brasil são micro e pequenas empresas (10,3 milhões)
52% dos empregos gerados no Brasil, são nesse seguimento (mais da metade)
27% do PIB (total produzido no país) vem das micro e pequenas empresas (MPE)
R$ 3.600.000,00 é o faturamento atual permitido para se manter como ME.
Bom, esses números só mostram que o brasileiro realmente é empreendedor e o Brasil é movido por esse sonho de milhões de pessoas.
Apesar de enfrentarmos o maior juro, os maiores impostos e a maior burocracia do mundo (entre os maiores), estamos avançando bastante.
E você, qual a sua ideia de negócio?
O que está impedindo você de dar o primeiro passo?
Você está fazendo algo para realizar esse sonho?
Agora sim, vamos ver...
10 passos para você iniciar uma nova micro empresa:
1) Escolha uma área que você tenha experiência ou que goste de atuar (não abra um novo negócio apenas porque você viu o seu vizinho ganhando dinheiro com isso)
2) Procure um contador da sua confiança e descubra os valores para abrir o negócio (geralmente fica entre 700,00 e 2000,00, segundo o Sebrae)
3) Faça seu plano de negócios, que é mapa da sua futura empresa (extremamente importante), nele você saberá exatamente os custos, investimentos, número de funcionários que irá precisar.
4) Encontre um ponto comercial que combine com seu negócio (localização, tamanho, visual)
5) Escolha o regime de tributação (Simples, Lucro Real, Lucro Presumido), seu contador poderá orientá-lo melhor sobre isso (Micro empresas geralmente optam pelo Simples)
6) Tenha em mente que no começo não será fácil e que em média, uma empresa leva 6 meses para atingir seu ponto de equilíbrio e começar a ter lucros (claro que isso dependerá muito do seu marketing)
7) Reserve uma boa parte do seu capital inicial para investir em marketing, esse é o ponto fundamental para a sobrevivência de um novo negócio.
8) Treine sua nova equipe e cerque-se de pessoas com experiência real em negócios para que possam auxiliar você nos primeiros passos (cuidado com as teorias de Faculdade, elas não são focadas no mundo real de um micro negócio)
9) Estude o mercado que você está atuando, saiba os desejos e os problemas que o seu público tem e procure atender essas necessidades
10) Fique de olho nos seus custos, estude diariamente e aperfeiçoe a sua administração. ?
Tem alguma dúvida sobre este tema? Comente aqui abaixo. :-)
Clicando AQUI você pode conhecer a Universidade da Microempresa, nela, a gente ensina estratégias diferentes, criativas e práticas para aumentar as vendas de micro e pequenas empresas. :-)
Breve falaremos mais sobre este tema.
Grande abraço e até o próximo artigo.
Elias Fernando
Autor do Blog.